Termos de uso | Política de Privacidade | Fale Conosco
Página Inicial

 

Patrocínio

Usuários

Usuários Cadastrados:
Hoje: 0
Ontem: 0
Total: 1138
Último: JAIKABULO

Quem está online:
Visitantes : 10
Usuários : 0
Total: 10
Listar Usuários [pop-up]

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente as novidades

Entrar

Google
 
Policial : Luís Gomes, uma cidade onde reina a paz e tranqüilidade
Enviado por Francisco Morais em 29/12/2008 10:00:00 (3228 leituras) Notícias do mesmo autor

LUÍS GOMES - Enquanto a falta de segurança castiga e massacra famílias inteiras em municípios do Médio Oeste, na Serra de Luís Gomes, a última cidade do Alto Oeste, a tranqüilidade toma conta tanto da cidade como das comunidades rurais, e a população comemora os resultados dessa paz.

O sargento da Polícia Militar que também atua como escrivão na delegacia de Polícia, Ataildo Alves, não gasta mais do que dez minutos para fazer um levantamento dos homicídios registrados no município nas últimas duas décadas e somente foram encontrados os registros de apenas quatro 04 homicídios, sendo que todos foram elucidados e em sua maioria causada por bebedeiras, os culpados julgados e condenados conforme a lei. Crimes como furtos, arrombamentos e assaltos não aparecem nos registros da PM. Os registros são de crimes de pequenas dimensões que cabem na primeira metade de um livro de pouco mais de 100 páginas.


O objetivo da busca é encontrar casos de homicídio ocorridos na cidade. O último, ele relata sem consulta aos registros, ocorreu em 2005. "Um briga entre marido e mulher na zona rural. O marido matou a esposa de surra, Isso aqui é coisa rara".

O policial Ataildo Alves sabe bem do que está falando, pois vive em Luís Gomes já há muito tempo a serviço da segurança pública do município, ele admite viver uma rotina muito mais tranqüila que de outros colegas de municípios vizinhos, como Jose da Penha, São Miguel, Alexandria dentre outros da região do Alto Oeste. "Aqui, o que tem é briga, vias de fato, especialmente no domingo. O pessoal bebe um pouco e aí, você já sabe como é, mas mesmo assim são pessoas de bem e logo o problema é resolvido mesmo no seio familiar", comenta.

A falta de ocorrências mais sérias no município foi reconhecida pelo polêmico Mapa da Violência, produzido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Enquanto municípios como Lucrecia, Caraúbas, Frutuoso Gomes, Almino Afonso ocuparam as piores colocações no ranking, Luís Gomes se quer entrou na lista e de acordo com levantamentos da própria Polícia Militar, a cidade figura entre as melhores e mais tranqüilas cidades do Rio Grande do Norte. "A tranqüilidade em Luís Gomes tem uma explicação o povo aqui é muito pacato, a maioria são pessoas de famílias e percebo que muitos são tementes a Deus e isso tem ajudado muito a Luis Gomes ser uma cidade paz e amor", diz Ataildo que é natural da região de Apodi e Felipe Guerra onde a violência predomina e !@#$%&!a a tranqüilidade da população.

Na Delegacia de Polícia onde funciona um Pelotão da Polícia Militar composto por 19 homens que dispõem de duas viaturas e duas motos para fazer o policiamento ostensivo, o xadrez vive vazio.

Devido ao rodízio diário, a segurança da cidade é feita por apenas cinco policiais, mesmo assim a paz reina. Todos os dias pela manhã, tarde e noite os policiais fazem barreiras na entrada da cidade. "Não resta dúvida da tranqüilidade na cidade, mas isso se deve a trabalho de policiamento ostensivo feito na cidade, mesmo com poucos homens agente faz patrulhamento em todo canto", garante Ataildo Alves.

Com pouco mais de 10 mil habitantes e uma área geográfica de 167 km² representando 0.3156 % do Estado, 0.0107 % da Região, o município de Luís Gomes tem 118 anos de fundação e faz fronteira com o Estado da Paraíba pela cidade paraibana de Uiraúna, mesmo assim os problemas do vizinho estado não atrapalham a vida da população da serra de Luís Gomes.

Segundo o prefeito da cidade, Pio Fernandes, a natureza dos moradores da cidade sempre foi pacata, mesmo em tempos mais agitados que os atuais. "Sem querer destaca a violência de outras cidades aqui do Alto Oeste a cidade de Luís Gomes é uma cidade onde graças a Deus não enfrentamos problemas com falta de segurança a polícia faz um excelente trabalho e a população ajuda, essa tranqüilidade é mais um incentivo para o desenvolvimento do turismo da cidade que conta com um dos melhores climas do Nordeste", comentou Pio Fernandes.

Para o prefeito, a razão dessa tranqüilidade também seja a ocorrência de grandes e antigas famílias e a ausência de motivos para conflitos. "Não temos questões de terras na zona rural, não sabemos da entrada de drogas na cidade, aqui o povo vive do trabalho".

De acordo com o funcionário público, Francisco Morais o último crime registrado em sua cidade foi em 2002. "Nossa cidade é muito tranqüila em todos os aspectos, aqui não temos assaltos, !@#$%&!s e o último homicídio aconteceu faz muito tempo", concluiu.


Atuação policial tem caráter comunitário na cidade

Mesmo em meio à calmaria, as autoridades policiais negam que haja pouco serviço em Luís Gomes. Para o sargento escrivão Ataildo Alves, o ritmo da cidade permite que o policial tenha uma atuação mais próxima à comunidade.

"Em lugares mais violentos, o policial tende a ficar agressivo e arredio. Eu acho ótimo trabalhar aqui, pois todo mundo me conhece e conta comigo quando há alguma necessidade. É um policiamento comunitário de fato", justifica.

Enquanto que cidades do mesmo porte no Médio Oeste como Apodi, Felipe Guerra, Campo Grande, Janduis, Umarizal, Caraúbas, João Dias, crimes como !@#$%&! de gado, arrombamentos, assaltos na zona rural, !@#$%&!s de motos têm se tornados comuns. Em Luís Gomes isso não existe.

Mesmo com a tranqüilidade reinando na cidade serrana, o prefeito Pio X Fernandes (PBS) esta solicitando junto a Secretaria da Segurança e da Defesa Social a instalação de uma Delegacia de Policia Civil composta de delegado, investigadores e escrivão. "Não tenho duvidas da qualidade e do excelente trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, mas a chegada da Polícia Civil já se faz necessário para garantir ainda mais segurança e tranqüilidade para o povo", garante.

Já o comerciante e aposentado Francisco Vieira da Silva, 73 anos de idade que tem um barraco no centro da cidade falou Luís Gomes é muito calmo pra ser sincero faz mais de quatro anos que ouvi falar em um homicídio por aqui, o povo daqui não gosta de confusão.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste
Márcio Morais

Classificação: 9.00 (10 votos) - Classifique esta notícia -


Outros Artigos
29/07/2014 16:06:44 - SMART - Mercantil Araújo
06/03/2014 09:00:00 - CENTRO DIGITAL INFORMÁTICA
22/01/2014 09:50:39 - Previsão aponta para mais um ano de seca no Nordeste do Brasil
03/12/2013 12:00:00 - Luís Gomes irá receber dois médicos do Programa Mais Médicos
25/10/2013 16:00:00 - CHÁCARA JADER TORQUATO ESTÁ À VENDA



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

Nossa gente!

i6oyioytuioyru

i6oyioytuioyru