Termos de uso | Política de Privacidade | Fale Conosco
Página Inicial

 

Usuários Cadastrados:
Hoje: 0
Ontem: 0
Total: 1138
Último: JAIKABULO

Quem está online:
Visitantes : 1
Usuários : 0
Total: 1
Listar Usuários [pop-up]

Cadastre seu e-mail e receba gratuitamente as novidades

Entrar

Google
 
RSS
(1) 2 3 4 5 »
Cultura : 
Enviado por Ciro Leandro em 08/12/2011 11:20:00 (1851 leituras)

A pesquisa de campo desencadeia nos pesquisadores um compromisso com os narradores, com a região em que floresceram as histórias, os poemas, os contos não podem nem devem ser arquivados. Para que serve um acervo à disposição apenas de alguns pesquisadores? É na perspectiva da retribuição social e da devolução à comunidade do seu conhecimento ofertado à academia que trabalhamos para a criação do museu de cultura sertaneja do campus avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Pau dos Ferros.

Classificação: 8.00 (7 votos) - Classifique esta notícia - Leia mais... | Mais 3131 bytes
Cultura : 
Enviado por Alguiberto Morais em 19/08/2011 18:40:00 (2455 leituras)

Com apenas 11 anos, o poeta João Pedro Vieira de Oliveira Limão, revelação literária do ano, faz o lançamento do livro “O Saber da Vida”, neste sábado, às 20h, na Escola Bem Me Quer, no centro de Luís Gomes.

O evento, que reunirá familiares, amigos e convidados do poeta, será a celebração do início da carreira literária do jovem escritor.

João Pedro, como é conhecido, é filho da professora Ana Maria Limão e do representante comercial Edclaudio Flavio Vieira de Oliveira.

No lançamento, os presentes terão uma oportunidade de conhecer o jovem talento e ainda poderá comprar um exemplar da primeira obra literária de João Pedro Vieira, o mais novo poeta de Luís Gomes.

Classificação: 9.00 (15 votos) - Classifique esta notícia - Leia mais... | Mais 1009 bytes
Cultura : 
Enviado por Ciro Leandro em 07/08/2011 19:00:00 (2514 leituras)

“Imagino Irene entrando no céu.” Nesse verso, Manuel Bandeira fala de Irene preta, Irene boa e representa em sua lírica modernista as pretas boas que participam da nossa história, como parteiras, contadoras de histórias, benzedeiras ou rezadeiras, que em verbo poético pedem licença para entrar no céu mas são acolhidas por São Pedro bonachão que as libera da obrigação de pedir licença.

Assim é a cultura negra em nossas escolas, quando inclusa nos conteúdos e aulas se restringe a lendas do dia do folclore, a biografia de zumbi, e pouco se procura conhecer a identidade negra local por meio de seus agentes cada vez mais atuantes como as rezadeiras, procuradas e respeitadas pela população, reconhecidas como sábias e portadoras de uma experiência rica em medicina popular e religiosidade que herdam dos seus antepassados pela transmissão memorial da oralidade.

Classificação: 7.00 (9 votos) - Classifique esta notícia - Leia mais... | Mais 3292 bytes
Cultura : 
Enviado por Ciro Leandro em 11/06/2011 03:00:00 (2253 leituras)

Segundo os estudiosos da alfabetização, como o professor Valdemir Bellitane, o cruzamento entre os textos da tradição infantil e as atividades de alfabetização é proprício a formação de leitores desde cedo. Assim seguindo a nossa linha de trabalho, o Educandário “Raízes do Saber” volta o seu olhar para os contos orais, a literatura de cordel e para a oralidade das brincadeiras infantis.

No dia 06 de junho foi realizada uma oficina dividida em quatro eixos temáticos: brinquedos e natureza, brinquedo e espaço, brinquedo e sucata e brinquedo e tempo. Foram expostos brinquedos antigos responsáveis pelo mundo mágico da infância das gerações anteriores como carrinhos de lata, barcos de baça de coqueiro, carros de vara e pé de quenga.

Classificação: 8.00 (13 votos) - Classifique esta notícia - Leia mais... | Mais 1978 bytes
Cultura : 
Enviado por Ciro Leandro em 12/04/2011 18:10:00 (2410 leituras)

Segundo o sociólogo Antônio Cândido, ao abordar sobre os direitos fundamentais do ser humano, além de comer, trabalhar, vestir, o homem tem o direito de sonhar, de fabular, e o caminho para essa realização é a literatura. A poetisa mineira Adélia Prado sabiamente reflete que “Beleza não é luxo, é necessidade”. E a escola é o espaço propício a vivência desse universo pelas crianças.

Classificação: 7.00 (30 votos) - Classifique esta notícia - Leia mais... | Mais 1930 bytes
(1) 2 3 4 5 »

Nossa gente!

fhfdgfg

fhfdgfg